Por Karan Novas
Para marcar a passagem do Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-juvenil, 18 de maio, a Cerca (Centro de Referência Contra o Abuso Infantil) colocou na mídia uma série de anúncios que chamam a atenção do público por dois motivos distintos. Além de utilizarem uma tecnologia especial para passar a mensagem, na qual imagens ocultas aparecem apenas no escuro, as peças criadas pela Euro RSCG são impactantes também pela forma de colocar o problema, de maneira clara e explícita. A agência elaborou três anúncios com imagens de crianças em situações normais, porém, com expressão de desconfiança e medo.


O mote "Pedofilia. Você pode não ver, mas pode estar acontecendo" confirma a intenção."A campanha aproveita a data para chamar a atenção quanto a um grave problema. Outra coisa que tentamos deixar claro com o ambiente das cenas é que o fato não acontece apenas nas classes mais baixas, como pode se pensar, mas também nas A e B", pontua Rodrigo Senra, redator da EuroRSCG. Quanto às discussões com o cliente para que uma campanha com grandes chances de gerar polêmica fosse aprovada, Senra explica: "No começo, eles analisaram bem, ficaram com o pé atrás. Mas concordaram que não dá para mascarar o que realmente acontece.
Fora que a ONG precisa disso. Seu trabalho é dar auxílio aos jovens e crianças que sofrem o abuso, e, para isso, precisa chamar a atenção e ser mais conhecida. Com esta campanha, com certeza as denúncias vão aumentar". O esforço de comunicação estará presente em revistas e encartes especiais para jornais – já que usa uma tinta diferenciada para que as imagens fluorescentes apareçam – que cederem espaço para a instituição.
4 comentários:
Excelente sacada da agência Euro RSCG para o Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil. Afim de causar impacto na população e conscientizar a denúncia para esse crime, a equipe da agência deixa bem claro um sério problema: Que esse tipo de crime acontece bem diante dos nossos olhos e ninguém o vê, outra coisa que adorei na idéia é de transmitir que esse crime não só acontece nas classes menos favorecidas, ele existe em todas as classes socias. A ONG que socilicitou a campanha precisa disso para conscientizar a população a fazer mais denúncias combatendo esse crime tão hediondo como quaisquer outros.
Não da para mascarar o que realmente acontece. A questão do Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil é definida como qualquer conduta sexual com uma criança levada a punho por um adulto ou por outra criança mais velha. Além da penetração vaginal ou anal na criança, isto pode significar, também tocar seus genitais ou fazer com que a criança toque o adulto ou uma criança mais velha. Quando a “Euro RSCG” diz que põe às claras a luta contra este crime, através desta campanha publicitária a esta ação, visa claramente que na peça não existem restrições alguma quanto ao intuito deste apelo, ou seja, a veiculação das peças e o seu formato de leitura que deixa o leitor em uma situação claramente propicia para com relação ao criminoso (o pedófilo), que age e manipula de má fé através das inocências e os medos de uma criança, o escuro. A Euro RSCG com esta campanha, psicologicamente já fragmentou o comportamento do leitor em relação a esta situação, fazendo com que o impacto da mensagem seja coerente, objetiva e com poder em sensibilizar e consequentemente algumas atitudes e providências sejam tomadas. Visa o alvo “criança” e ao mesmo tempo a vulgaridade explicita que desta vez é por uma boa causa. De forma criativa e sucinta, apagando às luzes o leitor tem a visão do crime, ou seja, às silhuetas brilham possibilitando a leitura do ato infeliz que é caracterizado pelo abuso infantil. No primeiro momento da peça, um semblante assustado e apreensivo, uma criança quando não entende nada e não sabe o que está fazendo ali.
Meninos
Seus comentários foram bons, mas vocês poderiam ter explorado mais a publicidade em si, dando ênfase ao aspecto técnico da produção da peça que, por sinal, usa e abusa da criatividade.
**** Continuo enchendo a paciência de vocês para que façam uma boa revisão na produção textual. Ainda ocorrem problemas com pontuação, concordância, acentuação. Um dia me darão razão, espero!
Vania
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