domingo, 11 de maio de 2008

QUAL É O LIMITE DA RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO?





Intimidade com o Professor pode não ensinar nada, além de magoar.
(ex. Publicidade e Propaganda)
Ao ingressar na universidade, alunos vindos do ensino médio logo percebem que as relações com seus novos professores será drasticamente diferente daquela vivida na escola. Quando esse estágio é alcançado, há uma relação considerada por muitos como ideal e que contribui para todos: alunos e professores. Será que seu relacionamento com o professor e o dele com você é o ideal?

A professora de Psicologia da Unip (Universidade Paulista), Elizete Lupo, fala sobre a importância da ética na vida do professor. “Ter uma relação amigável é muito bom, ter uma relação de amigos não”, adverte ela. Elizete é taxativa ao falar sobre a ética necessária para equilibrar essa relação. Segundo Elizete, por causa dessa maior proximidade, alguns alunos podem criar uma paixão por professores. “Enquanto um for aluno e o outro professor, jamais o profissional pode se deixar levar por isso. Vou ajudar a sair dessa dificuldade. Para Sílvia, ser amigo de um aluno é correr o risco de perder algo primordial para um professor: a autoridade. “Nesse caso, o ambiente fica prejudicado. Já Elizete acrescenta. “Ser sociável, agradável e atencioso é muito bom, mas também é preciso ser cuidadoso, pois essas características podem parecer sedutoras para os alunos, que perdem o respeito pela imagem do professor”, adverte ela.

Entre sisudos e descolados, mais jovens ou mais velhos, espirituosos ou carrancudos, cada professor tem seu jeito de ensinar e interagir com seus alunos. Além disso, essa abordagem é afetada pelo próprio ambiente universitário, mais independente e onde os mestres não se preocuparão em tutelar seus pupilos da mesma forma que acontece no ensino médio. Nesse sentido, os professores podem parecer mais liberais e acessíveis ou mesmo dispostos a conversar sobre assuntos comuns com seus alunos e até acompanhá-los em ambientes sociais fora da classe. Nesse momento é que há uma dúvida: Até que ponto pode ir essa relação?
De acordo com duas especialistas nessa matéria, existe um certo limite na relação pessoal entre professores e alunos para não colocar em risco o objetivo primário dessa relação: o aprendizado. Claro que um ambiente mais descontraído, com um líder que sabe ouvir, ceder espaços e identificar dificuldades, tende a ser um lugar mais agradável para o estudo. Quando esse estágio é alcançado, há uma relação considerada por muitos como ideal e que contribui para todos: alunos e professores. Será que seu relacionamento com o professor e o dele com você é o ideal?

Para a pedagoga graduada pela Universidade Santa Úrsula, do Rio de Janeiro, Sílvia Amaral de Mello Pinto, o limite ideal é um convívio praticamente profissional. “Quando você tem pontos em comum, a relação fica mais íntima. E nisso o professor pode tirar proveito para fazer o aluno se interessar mais no assunto, e não nele. Ouvir, conversar, dar risadas é uma coisa, levar um aluno para sua casa é completamente diferente”, alerta ela. Sílvia fala ainda sobre amizade e como ela pode influenciar o comportamento das pessoas e destruir os processos de avaliação. “Não quero ver quem gosto passar por uma dificuldade. Vou ajudar a sair dessa dificuldade. Alguém gostaria de ver um amigo reprovado, ter notas ruins e não poder fazer nada para ajudá-lo? É claro que não, e por isso não se pode misturar essas funções”, declara Sílvia. Para ela, a relação entre aluno e professor deve ter uma dose sutil de intimidade. “O professor deve sim ser cortês, acessível e ter um olhar afetivo para com o aluno. Isso não quer dizer que necessariamente uma amizade seja necessária, pois isso é algo muito mais profundo”, recomenda.

Para Sílvia, ser amigo de um aluno é correr o risco de perder algo primordial para um professor: a autoridade. “Nesse caso, o ambiente fica prejudicado. Um bom professor é democrático, motivador, mas não deixa de ser um líder. Se essa liderança for abalada por amizade, é sinal de que o limite foi ultrapassado”, alerta. Já Elizete acrescenta. “Ser sociável, agradável e atencioso é muito bom, mas também é preciso ser cuidadoso, pois essas características podem parecer sedutoras para os alunos, que perdem o respeito pela imagem do professor”, adverte ela.


Como não ser

Se por um lado a cordialidade pode gerar relações tortuosas, Sílvia diz que o contrário também não é a solução. Ou seja, ser um professor carrasco não ajuda em nada e pode criar problemas sem solução para o aluno. Ela trabalha numa clínica que atende casos como esse, de alunos que tem mau desempenho escolar por problemas supostamente psicológicos. “Muitas vezes o estudante nos diz que tem dificuldade e não consegue se expressar quanto a isso pela falta de espaço e de diálogo com professores”. Ela diz que profissionais que agem dessa maneira podem criar até deficiências irreparáveis na saúde e no aprendizado dos alunos.
Elizete concorda e dá a receita. “Não se pode pensar como a alguns anos, que o professor é um chefe, que te diz as regras, você obedece, acata e não discute com medo de alguma repressão. É preciso ouvir e identificar dificuldades dos alunos e para isso não é preciso se apaixonar e nem seduzir, basta ser profissional, ou seja, explicar, fazer-se entender, tirar dúvidas e dar auxílio”, finaliza.

7 comentários:

Vicente disse...

No meu ponto de vista acredito que não tem problema em professores ser amigos de alunos. Sei que muitos alunos misturam muito, amizade com profissionalismo, mais, muitos não misturam e acredito-me que até gostam de ter uma vida mais amigável e descontraída com o professor. Temos que pensar que do lado de fora da sala de aula, os professores, são pessoas normais, que vivem e tem amigos e porque não ter mais um amigo, mesmo ele sendo um aluno.
Ser amigo de um professor ajuda até em desenvolver um bom estudo e trabalhos em sala de aula.
Tenho alguns exemplos de professores amigos na minha faculdade e posso afirmar que ser amigo deles não tira o respeito que tenho por eles na sala de aula e vou mais longe pela amizade que tenho por eles e ver que participam de festas e comemorações que realizamos respeito ainda mais e tenho cada vez mais admiração por eles.

Faço aqui ainda uma homenagem a um professor que será lembrado pro todos os anos de faculdade e acredito que todos do meu grupo vão falar o mesmo, Professor Sergio Bars, que mesmo sendo professor, não deixa de ser um grande amigo e gosto dele porque sei que quando ele ler esse meu comentário vai ficar puto da vida, porque deve ter muitos erros de gramática nele! E mesmo ele não sendo mais meu professor respeito ele como tal, sempre.

**BETO** disse...

No meu ponto de vista acho muito importante professores terem uma relação mais descontraída com alunos, mas lembrando que sempre na medida certa. Essa relação mais próxima não considero amizade e sim um coleguismo de ambas as partes, pois não adianta os professores nas suas respectivas matérias usar um vocabulário e termos técnicos sempre, pois isso muitas vezes o aluno pode não compreender o raciocínio da matéria. Acho também que o professor que usa a linguagem do aluno tem mais exito em suas matérias, mas é preciso tomar muito cuidado para que o aluno não confunda essa proximidade, pois no final de cada prova ou ano ele terá que mostrar sua total autoridade sobre aquele aluno, pois no futuro ele não estará só formando ex-alunos, amigos e colegas e sim vários profissionais.

Millão disse...

Acho importante o professor ter uma boa relação para com o aluno e vice e versa pois afinal os dois sao responsaveis pelo andamento do curso. Agora quando um dos lados começa a misturar as coisas ai desanda pois no caso do aluno essa sensação de liberdade pode tirar a responsabilidade do aluno para com o curso e no caso do professor é evidente que ele perde totalmente a sua autoridade para com o aluno, autoridade essa que é muito importante para o rendimento do aluno pois muitas vezes é necessario o professor dar uns puchões de orelha no aluno para o seu proprio bem. Porem quando é o aluno que da um chamada de atençao no prefossor é porque a coisa vai mal pois ai entra no merito de qualificação do professor para ministrar determinada aula e vou confessar que isso em muitas escolas e universidades acaba acontecendo até com uma certa frequencia entao cabe a instituição selecionar melhor os seus profissionais para que esse tipo de relaçao negativa entre aluno e professor nao aconteça com frequencia.

VitãO -> CarN!nha disse...

Concordo com a linha de raciocínio apresentada nos comentários anteriores, pois no meu ponto de vista o aluno e o professor trabalham as idéias de uma forma mais significativa quando há uma relação de confiança entre ambos. Claro, tudo nos seus devidos lugares, não infringindo a autoridade do professor e sem que haja abuso de autoridade do professor para com o aluno.

Vania M. B. de Faria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vania M. B. de Faria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vania M. B. de Faria disse...

Correções
1.No meu ponto de vista, acredito que não há problema em professores serem amigos...
2. ...misturam muito amizade com profissionalismo, mas muitos não misturam e acredito que...
3....os professores são pessoas normais,que vivem e têm amigos e por que...?
4. ...ajuda até desenvolver um bom estudo...
5. Tenho alguns exemplos de professores amigos na minha faculdade e posso afirmar que ser amigo deles não tira o respeito que tenho por eles na sala de aula e vou mais longe pela amizade que tenho por eles e ver que participam de festas e comemorações que realizamos respeito ainda mais e tenho cada vez mais admiração por eles.
REESCREVER ESTE TRECHO. ESTÁ MAL ARTICULADO.
6....lembrado por todos
7. REESCREVER TAMBÉM O ÚLTIMO PARÁGRAFO, SENÃO EU MOSTRO AO SÉRGIO!
8. ...os professores,nas suas respectivas matérias, usarem um vocabulário (????) e termos técnicos sempre, pois isso muitas vezes leva o aluno a não compreender a matéria.
9.... mais êxito...
10. ter uma boa relação com o aluno... vice-versa, pois
11. ...responsáveis...
12. Quando um dos lados começa a misturar as coisas, aí desanda, pois no caso do aluno, essa sensação de liberdade pode tirar sua responsabilidade ...

13.... e no caso do professor, é evidente que ele perde totalmente a sua autoridade em relação ao aluno, autoridade essa que é muito importante para sua aprendizagem...
14. ...necessário...próprio...
15. Porém, quando é o aluno que dá uma chamada de atenção no prefessor é porque a coisa vai mal, pois aí entra no mérito de qualificação do ...
16.... certa freqüência. Cabe, então, à instituição ...
17. ...profissionais, para que esse tipo de relação negativa entre aluno e professor não aconteça.
18. ... pois no meu ponto de vista, o aluno e o professor trabalham as idéias de uma forma mais significativa, quando há uma
O grupo se deteve em opinar em relação à matéria exposta. Ficaria bem melhor se dessem prioridade ao tema "comunicação", utilizando a matéria como pano de fundo para a discussão.
Vania